Ateus podem alcançar a salvação… NOT!

Ateus de todo o mundo, suas preocupações acabaram. Eu sei que vocês perdem o sono pensando que vão para o inferno por não acreditarem em Deus, mas agora podem dormir tranquilos.

O papa Francisco, na homilia da missa matinal que ele faz diariamente em sua residência, afirmou que qualquer pessoa que pratique o bem pode ser redimida por Jesus. Até os ateus!

– O senhor redimiu a nós todos, todo o mundo, com o sangue de Cristo: todos nós, não só os católicos. Todo mundo! ‘Pai, os ateus?’ Até os ateus. Todo mundo! […] Apenas pratiquem o bem, e encontraremos um lugar comum. Nós todos temos o dever de praticar o bem.

Puxa, que interessante. Parece que, apesar do que eu acreditava, a Igreja Católica está realmente deixando de ser tão retrógrada e reconhecendo que as ações de uma pessoa são mais importantes que suas crenças… quem sabe agora ela pode começar a pensar em implementar outras mudanças e… ei, mas… espere… o que é isso?

papa

– Os ateus continuam indo para o inferno se não aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador – disse o chefe da TV católica Salt & Light, do Canadá, Thomas Rosica – [O papa] não tinha intenção de provocar um debate teológico sobre a natureza da salvação.

RÁÁ! Pegadinha do Vaticano!

Ah, ok. Agora sim parece o Vaticano que eu conheço.

Agora falando sério, ainda que a declaração do papa tenha causado uma certa discussão na cúpula da Santa Sé, nós ateus devemos nos interessar pelo que o papa ou sua igreja pensam a respeito de nós? Afinal, que diferença faz para um ateu se uma divindade na qual ele não acredita o fornece um perdão também inexistente? E por que diabos nós precisaríamos de perdão, para começo de conversa?

É difícil decifrar o que se passa na mente dos líderes do catolicismo. Eu posso levantar algumas hipóteses do porquê de o papa ter feito uma declaração como essa, mas dificilmente vou obter a confirmação se estou certo ou não. Pode ser que ele tenha percebido que o catolicismo está perdendo seguidores, tanto para as religiões evangélicas quanto para o próprio ateísmo, e achou que essa seria uma boa maneira de frear o êxodo de seus fiéis. Ou ele quer demonstrar que a Igreja Católica está disposta a sofrer modificações para se adaptar ao novo milênio. Ou o papa só estava querendo ser legal mesmo e demonstrar que não acredita que as pessoas que não seguem seus dogmas sejam pessoas inerentemente más. Enfim, as hipóteses abundam.

E é claro que em análise mais profunda do que foi dito, pode-se chegar à conclusão que a religião católica é inútil. Se basta fazer boas ações para se alcançar a salvação, para que serve a Igreja, o papa e todos os seus dogmas? Talvez tenha sido por perceber esse detalhe que os outros líderes da Igreja já se apressaram em dizer que não era bem assim, não foi isso que o sumo pontífice quis dizer. O que é curioso, considerando-se que, segundo a própria Igreja, o papa é infalível

De qualquer maneira, eu acho que a declaração do papa, apesar de “desmentida” logo em seguida, é de alguma importância para a comunidade ateísta. Primeiro porque é uma admissão aos próprios católicos que eles não são especiais, assim não deveriam esperar nenhuma vantagem sobre outras pessoas simplesmente por serem católicos. Segundo, porque representa um respeito, uma consideração direcionados às pessoas de outras crenças, ou nesse caso, sem crença nenhuma, vindos da maior autoridade católica. Terceiro, e talvez o mais importante, porque demonstra que o reconhecimento social alcançado pelos ateus no mundo pode estar finalmente melhorando.

É inimaginável pensar que algum papa falaria nesses termos há umas décadas. Posso estar errado, mas creio que essa é a primeira vez que o líder de uma religião com tanto poder e seguidores se refere aos descrentes sem ser em termos pejorativos. Normalmente as referências aos ateus são feitas somente para condenar a falta de fé.

Mudanças positivas como essa são sempre bem vindas. No mundo ideal esse seria um indício de que o Vaticano poderia rever sua posição a respeito de outros temas espinhosos como união homossexual, aborto, celibato etc, porém meu otimismo também não é tão exacerbado assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s