Poe do Edir Macedo?

Você sabe o que é um Poe?

O termo foi cunhado em agosto de 2005 em homenagem a Nathan Poe, um usuário do fórum Creation & Evolution, do site Christianforums.com.

Nathan percebeu que muitos usuários do fórum começavam uma série de insultos e ofensas pessoais (as chamadas flame wars) ao levarem a sério algumas paródias de  frases criacionistas, sem perceber que eram frases irônicas, e resumiu essa tendência em uma frase:

Sem uma carinha piscando ou outra óbvia demonstração de humor, é completamente impossível parodiar um criacionista de maneira que alguém não o confunda com um genuíno criacionista.

Os outros usuários perceberam que o que Nathan Poe falou era realmente aplicável à realidade e a chamada “Lei de Poe“, ou simplesmente “Poe”  acabou pegando, tornando-se mais ou menos um meme entre fóruns sobre religião lá fora. Atualmente o termo não  é limitado aos criacionistas. Um Poe pode ser aplicável a fundamentalistas de qualquer religião.

Eis um exemplo na prática:

Durante a menstruação as mulheres não devem de maneira nenhuma praticar o coito com seus maridos. Seria um ato abominável, terminantemente proibido por Deus. Eu acho, inclusive, que a mulher que fizesse isso deveria ser expulsa de sua congregação e o marido também. O Livro dos livros dá ordens muito claras em relação a isso em Levítico 20, 18.

Os homossexuais estão querendo uma coisa a qual eles não têm direito. Assim nós vamos ter que fazer lei pra tudo que é comportamento. Quem tem relação com cachorro, vamos colocar na lei. É um comportamento, vamos aceitar. Quem tem relação com cadáver é um comportamento. Vamos colocar na lei.

Uma das duas frases acabou de ser inventada por mim e a outra foi realmente dita por um famoso pastor evangélico. Você consegue dizer qual é o Poe e qual não é?

Certo, agora que esse termo já foi explicado, talvez você esteja se perguntando por que eu decidi apresentar esse conceito aqui do nada.

E agora eu tenho que ser sincero. Eu só fiz isso porque eu estou precisando de uma ajudinha.

Eu estava assistindo a um vídeo no youtube um dia desses e minha capacidade interpretativa me falhou. Eu não conseguia dizer se ele era um Poe ou não. Sinceramente, eu não sabia se o protagonista do vídeo estava falando sério, se estava sendo sarcástico, se era uma dublagem muito bem feita de escárnio…

Por favor, dêem uma olhada e me ajudem a dar o veredito:

Eu espero francamente que isso se trate de um Poe feito pelo próprio pastor. Mas considerando quem é, eu não me surpreenderia se fosse um momento de sinceridade dele.

Pensando melhor, um momento de sinceridade do Edir Macedo seria uma coisa bem surpreendente.

EU SOU O MAIS RICO DO MUNDO! IAHAHAHAHAHA!!

EU SOU O MAIS RICO DO MUNDO! IAHAHAHAHAHA!!

Medo.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Poe do Edir Macedo?

  1. Fernanda Resende

    Medo!!!

  2. Gil de Macedo

    Daí ser importante a defesa da laicididade do Estado. Esses caras parecem não ter limite mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s