Ateísmo no Brasil

Há quantas anda o movimento ateísta no Brasil? O número de ateus cresceu nos últimos tempos? Temos mais visibilidade social? A nova geração é mais ou menos crente que as anteriores?

De acordo com o censo 2010 realizado pelo IBGE, 615.096 pessoas se declararam como sendo “ateu” ao responder à pesquisa do Instituto. Isso corresponde à cerca de 0,33% da população brasileira.

Sob um primeiro olhar, pode parecer uma quantidade inexpressiva. Ainda mais quando percebemos que há mais de 123.000.000 de pessoas (cerca de 64% da população) que dizem pertencer a uma única religião, o catolicismo.

No entanto, ao analisarmos as outras religiões, podemos perceber que os ateus não são tão minoria como se poderia acreditar. Há um número maior de ateus no Brasil que o de judeus (107.329), hindus (5.675), budistas (243.966) e islâmicos (35.167) somados.

Mas será que esses números significam que a quantidade de ateus no Brasil vem aumentando nos últimos anos?

Infelizmente essa é uma pergunta mais difícil de ser respondida. O censo de 2010 foi o primeiro realizado pelo IBGE em que o entrevistado tinha a opção de se considerar ateu. No censo anterior, realizado em 2000, podia-se no máximo ser contabilizado como “sem religião”, porém sem especificar se o entrevistado era ateu, agnóstico ou simplesmente não possuía afiliação com nenhum sistema religioso, acreditando em algum deus à sua maneira.

Me faz pensar também se não há os que respondem que não possuem religião, e que, apesar de também não acreditarem em deus, não se consideram ateus devido ao estigma que essa denominação possui em nossa sociedade. Deve haver também os que se consideram católicos ou evangélicos apenas por estarem inseridos em famílias que se consideram pertencentes a essa religião, apesar de não as praticarem, os chamados religiosos culturais.

Analisando outros dados, conclui-se ainda que os ateus brasileiros são em sua maioria brancos (54,6%),  homens (66,88%) e cerca de um terço possui menos de 20 anos de idade. Ao contrário do que muitos afirmam, não somos o grupo “religioso” com maior escolaridade, esse posto cabe aos espíritas, porém esse último dado leva em consideração todo o grupo sem religião, não só os ateus.

A existência de dados demográficos precisos é sempre importante para se definir quem é o público a que se dirige. Talvez no futuro uma das associações de ateus se movimente para realizar um censo com dados mais apurados, a fim de sabermos mais a fundo como é a cara dos ateus tupiniquins.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s